Qual a origem da calça jeans?

O jeans é uma peça muito versátil que nunca sai de moda. Passam-se anos, novos estilos surgem, mas a calça jeans é um item que nunca deixa nosso guarda-roupa.

Mas você sabe a origem da calça jeans? Ou melhor, você sabia que “jeans” se refere a, na verdade, somente a calça, e não ao tecido?

É isso mesmo, o Jeans é, na verdade, uma calça criada pelo alemão Levis Strauss. Mas a história dessa peça vem um pouco antes disso.

Na cidade de Nimes, na França, eram confeccionadas roupas de trabalho para marinheiros. Algum tempo depois, por volta de 1792, um tecido bem parecido com o de Nimes começou a ser fabricado nos Estados Unidos. Ele era de algodão trançado e recebeu o nome de “denim” que é uma abreviação de “Tecido de Nimes”, justamente por parecer com a versão francesa. Nesse momento, ele era usado para cobrir carroças na época da Corrida do Ouro da Califórnia.

Foi aí que Levi Strauss teve a ideia de utilizar o tecido para a fabricação de calças, que eram bem resistentes e leves, e passaram a ser um sucesso entre os mineradores da época.

Assim, por volta de 1850, surgiu a calça jeans masculina, idealizada para os mineradores. O modelo é conhecido como “five-pockets”, com dois bolsos frontais, um bolso porta-níquel e dois bolsos traseiros.

 

Uso do jeans pela história

A história da calça jeans masculina e feminina ultrapassou décadas, compôs novos estilos e até hoje é usada como uma das peças mais básicas e clássicas, indispensáveis no nosso guarda roupa. Vamos ver a trajetória dela ao longo do tempo:

Calça jeans masculina como roupa de trabalho

Como vimos, desde meados de 1500, a calça jeans masculina vem sendo usada, nesse momento, apenas por camponeses e marinheiros, ou seja, era uma roupa totalmente destinada para trabalho.

Quando a fabricação do “denim”, o tecido americano, começou nos Estados Unidos, essas peças começaram a ser utilizadas como lonas, o que levou Levi Strauss a mudar o ramo de seu negócio e investir na confecção de calça jeans masculina para mineradores, por volta de 1837.

Essas calças eram bem mais resistentes e leves, o que se tornou um incrível sucesso porque eram ótimas para os trabalhos pesados, mas ainda assim confortáveis.

E, como mencionamos, foi assim que a primeira calça jeans foi criada, lá em 1850, o modelo clássico five-pockets.

Tendência Jeanswear

Até então a calça jeans possuía uma coloração marrom, por isso Levi Strauss decidiu tingir o tecido com uma cor azul. Para isso, ele usou o corante da planta Indigofera, que conferia o azul anil clássico das peças que conhecemos hoje.

Com o passar dos anos foram adicionados botões de metal, rebites de reforço, tachinhas de cobre, tudo para deixar a calça jeans masculina mais reforçada e durável.

Século XX

Nesse momento, a tendência do jeanswear começa a se popularizar para além do uso para trabalho. A partir de 1930, uma febre cool começou a se instalar e o jeans foi popularizado pelo uso de caubóis de filmes estadunidenses e soldados da Segunda Guerra Mundial.

Em 1950, a febre se consolidou com as estrelas de Hollywood e astros da música, como Marilyn Monroe, Marlon Brando e Elvis Presley. O ator James Dean, em especial, era símbolo de liberdade e rebeldia para os jovens americanos e foi um dos grandes responsáveis pela transformação da calça jeans masculina de trabalho em um símbolo de estilo da geração.

O movimento hippie, nos anos de 1960, também trouxe um novo uso da calça jeans, com um estilo mais despojado, descontraído e único, incluindo as peças “boca de sino”, que ficou muito marcado na história.

A partir daí, a calça jeans foi se consolidando cada vez mais. Novos modelos, texturas, cores e estilos surgiram, e todos eram popularizados por alguma estrela da TV ou da música, disseminando internacionalmente a tendência do jeanswear. E é claro que nos anos 2000 ela continuou e continua sendo uma das peças mais clássicas e coringas que temos no nosso armário.

A moda masculina 2021 traz várias tendências incríveis e você encontra todas elas na Indus Corp.

 

 Jeans, denim, índigo. O que quer dizer tudo isso?

Comumente vemos essas três expressões quando falamos de calça jeans masculina. Mas o que pouca gente sabe é que elas significam coisas diferentes.

O jeans, como você já viu, se refere a calça Jeans, aquela criada por Levi Strauss na década de 1850.

Denim, ou brim, é o tecido usado para a fabricação das calças jeans e de todas as outras peças, como jaquetas, saias, shorts, etc.

Índigo, por sua vez, é a coloração das peças clássicas, que vem do corante da planta Indigofera.

Mas a verdade é que o termo jeans foi tão popularizado que, pelo menos aqui no Brasil, todo mundo se refere às peças de denim desse modo.

Seja jeans ou denim, ela não pode faltar no seu guarda roupa, por isso, aqui na Indus Corp. você encontra várias peças da moda masculina 2021 que vão combinar com seu estilo e personalidade!